
Ernesto Guimarães Villela
Eleito em 5 de janeiro de 1896, sendo reeleito por duas vezes consecutivas, ficou 12 anos à frente da Prefeitura Municipal. Era filho do Comendador Bonifácio Villela. Durante seu governo, a Rua do Imperador passou a ser denominada de Rua XV de Novembro, a Rua da Imperatriz, de Rua Marechal Deodoro o Largo da Matriz, passou a chamar-se Praça Marechal Floriano Peixoto. Inaugurou a nova Estação Ferroviária São Paulo-Rio Grande, em 16 de dezembro de 1899. Era o terceiro sobrado que a cidade passava a ter.
Incentivou, com a venda de terras, a vinda de imigrantes poloneses, italianos e russo-alemães.
Em 1900, iniciou as obras de construção da nova Matriz de Santana, obra do arquiteto italiano Nicolau Ferigotti, que viria a ser a Catedral. A coleta de lixo e detritos era feita todos os sábados.
Em 1903, foi concluído o calçamento da Rua XV de Novembro.
Em 1906, inaugurou a Estação Ferroviária e a praça em frente, atual Praça João Pessoa. Antes, em 1905, eram concluídas as obras de iluminação elétrica da cidade. No mesmo ano era iniciou-se a construção do Colégio São Luiz.
Em maio de 1907, era inaugurada a Ferrovia São Paulo-Rio Grande, trecho de Ponta Grossa a Porto União. A inauguração foi feita pelo presidente Afonso Pena, que percorreu a região.